Grupo de estudos “10 anos de Ontologia Onírica: uma transcriação”

Renée Weber: Você quer dizer que os trabalhos do místico, do cientista,do artista e do filósofo são, todos eles, expressões da mesma realidade?
David Bohm: Sim. E juntos eles podem fazer algo que nunca conseguiriam obter separadamente. Se eles pudessem empenhar-se num diálogo, poderiam realmente produzir algo que se poderia chamar de pensamento “superior”.
RW: Porque abrangeria todas essas modalidades.
DB: E alguma coisa nova situada além de qualquer uma delas ou de todas elas.

No turbulento ano de 2013, Nelson Job criou o campo experimental e conceitual transaberes e lançou seu livro Confluências entre magia, filosofia, ciência e arte: a Ontologia Onírica, resultado de sua tese de doutorado defendida no ano anterior. A proposta era colocar em ressonância a filosofia da diferença de Gilles Deleuze e seus intercessores, a espiritualidade hermética, a cosmologia e a mecânica quântica com a arte contemporânea. Agora, que 10 anos se passaram, como celebrar? Com alegria e crueldade.

Alegria em transcriar conceitos do livro, como os próprios transaberes, a Ontologia Onírica (que nem ontologia “pura” é), o vórtex, que nascia prematuro – seria desenvolvido no livro seguinte de Job, Vórtex: modulações na Unidade Dinâmica –, e a prática de assimilação onírica. Crueldade em criticar como o hermetismo, que ainda era exposto de forma imprecisa em “7 Princípios”, um entusiasmo ingênuo com as manifestações de junho de 2013, a criação de uma desnecessária “vortexologia” ao invés de simplesmente apreender o vórtex enquanto trampolim etc.

Vários temas e autores ausentes na bibliografia de Ontologia Onírica trazem novas intensidades: o esoterismo acadêmico de Wouter Hanegraaff, o Deleuze Hermético de Joshua Ramey, as descobertas recentes da cosmologia, a antropologia – em linhas de Tim Ingold e anarquista de David Graeber -, os conceitos de guerras híbridas e cognitivas, o avanço da biofotônica, a poética de Ana Martins Marques, além de uma espiritualidade desprovida de niilismo, “não-dualista” e vibracional do Shivaísmo da Caximira.

O grupo de estudos poestÉticaos não possui pré-requisitos, a não ser a disponibilidade para ir além. Nossos módulos podem variar de duração de acordo com a ressonância com os inscritos; por exemplo, o módulo anterior durou 04 meses. Você pode entrar e sair do grupo quando desejar. Os encontros são gravados ao vivo, com quem estiver participando e disponibilizados exclusivamente para os inscritos.

O livro Ontologia Onírica pode ser adquirido em e-book aqui.
Leia o artigo sobre os 10 anos do Ontologia Onírica aqui

Atrator: Nelson Job
Quinzenal, às segundas
19h-22h
Início: 07 de agosto
Valor: R$100,00 por mês.
Zoom
Inscrição: nelson@transaberes.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *