Grupo de estudos poestÉticaos

Grupo de estudos transaberes online quinzenal

Nesse grupo, nosso exercício será habitar a emergência do impensável, das ressonâncias que compõem a passagem em que tal impensável será transduzido no pensável. Nossa apreensão se deterá, sobretudo, nessa passagem ao longo do impensável e do pensável, evitando se deter apenas no pensável, mas habitando sua instabilidade, o poestÉticaos.

Nesse exercício, para além da filosofia e da ciência enquanto trampolins, a experiência do fazer artístico e da mística possuem uma relevância maior, ou seja, nosso desejo é menos “pensar a arte” ou “pensar a mística”, mas exercer, de fato, a criação artística e a apreender a experiência mística enquanto mergulho íntimo na passagem ao longo do impensável ao pensável.

Alguns conceitos nos ajudarão a sair deles mesmos: umas correspondências em Tim Ingold, uma liberdade em Spinoza e Graeber & Wengrow, o Um que se move em Nisargadatta, um sertão em Guimarães Rosa a Glauber Rocha, uns devires em Deleuze & Guattari, um vórtex em van Gogh, um mistério em Clarice, uma Mecânica Quântica sem partículas em Cramer e Wolff, um giro em Rumi, uma crítica ao hábito em Hume, um insurgir a TAZ em Hakim Bey, um embriagar-se em Leminski, pra citar alguns.

Atrator: Nelson Job criador dos transaberes, doutor pelo HCTE/UFRJ, autor de “Vórtex: modulações na Unidade Dinâmica” e “Druam”.

Início: 22 de agosto (encontros quinzenais)

Horário: 19h às 22h (03 horas de duração cada encontro)

Valor: R$100,00 por mês ou R$50,00 cada encontro.

Plataforma: Zoom.

Inscrições: nelson@transaberes.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.